Decidimos que iríamos passar o mês de junho no Maranhão para conhecer o São João fora de casa, pois na minha cidade algumas tradições culinárias desta época estão se perdendo então fomos atrás de uma festa junina como as feitas no interior.
Desembarcamos no Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado que de cara achei muito bonito decorado com painéis belíssimos da artista Maranhense Dila - Dileusa Dinis Rodrigues.
Ficamos hospedados em um Hotel na Praia do Calhau chamado San Fernando praia Hotel, minha dica: fuja dele. Vimos este hotel pela internet, olhamos os quartos e nos pareceram bonzinhos, mas ao vivo e à cores não é nada disso, o quarto não era nada do que esperamos mas, como estávamos com nosso filhote que na época tinha 6 anos ficamos por lá mesmo pois os outros hotéis da proximidade cobram muito caro se você não tem reserva.
É a tal coisa, nós só usamos o quarto pra deixar as coisas e dormir, passamos o tempo todo fora. Porém no fim das contas tivemos mais um grande stress por causa de uma conta de telefone. Nos cobraram R$ 42,00 por uma ligação p/ telefone fixo na própria cidade (pedimos remédio a uma drogaria) e não durou nem 2 minutos. Para nossa surpresa eles não faziam entregas e tivemos que pegar um táxi p/ comprar o remédio.
Barraca em frente a Praia do Calhau
PRAIA DO CALHAU
CENTRO HISTÓRICO
Arquitetura belíssima do centro e ruas de paralelepípedo
Até os semáforos tem os azulejos azuis típicos
De ônibus fomos conhecer a cidade de São José de Ribamar, esta é a igreja que tem o nome do santo.
Monumento à São José Ribamar
ALCÂNTARA
A uma hora de barco da capital fica localizada a cidade de Alcântara que é Patrimônio Histórico devido suas ruínas que remontam ao seculo XVIII e XIX. Saída pela manhã e retorno no final da tarde quando a maré sobe novamente.
CAIS DA PRAIA GRANDE
ALCÂNTARA-Porto do Jacaré
Dicas: o clima é quente procure ir com roupas leves e claras, protetor solar, óculos e chapéu. Como caminhamos muito para conhecer a cidade e as ruas são de pedras, vá com um calçado confortável.
Ruínas de Alcântara
Ruínas de um antigo Palácio
Igreja de Nossa Senhora Rosário dos Pretos- Naquela época os negros não podiam participar das missas com os brancos e tinham sua própria igreja
Os atabaques dos negros dentro da Igreja
Interior da igreja de N.Sra do carmo com altar revestido em ouro
Fizemos um passeio pela cidade de Alcântara com guia, uma parte em um trenzinho e outra a pé. Demos uma parada merecida em um restaurante local, almoçamos deliciosa comida e após o almoço descanso em redes sob as árvores.
Não deixe de provar o Maravilhoso DOCE DE ESPECIE! Uma delícia que você vai querer levar pra casa. Os guias conhecem a doceira que faz o mais famoso de Alcântara....
As lojinhas locais fecham ao meio dia para o almoço e reabrem por volta de 13:30 a 14:00hs.
Neste horário continuamos nosso tour por Alcântara com o nosso guia....
Ruínas da Igreja de São Matias
Pelourinho
Praça da Matriz e casario antigo
Vista da janela do Museu Casa Histórica de Alcântara
Desembarcamos já com os últimos raios de sol no horizonte numa praia....valeu a pena!
Ponte de São Francisco vista da Av. Beira Mar
As apresentações de Bumba-meu-boi acontecem todas as noites em vários arraiais pela cidade, as roupas coloridas, o ritmo, as canções, tudo encanta!!!! festa linda...
As festas juninas são super animadas e muito tradicionais
Boizinho
Restaurante no Centro da Cidade
Centro de Artesanato em São Luís
Na culinária, além do camarão, caranguejo, adoramos os pasteizinhos com geléia de pimenta
(foto de http://maisdoqueumaviagem.blogspot.com)
E o destaque para o maravilhoso Arroz de Cuxá