sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

II PARTE: PARIS




Paris é um capítulo à parte, realmente. 
Uma preocupação que nós tínhamos era quanto ao idioma. Não falo inglês e tampouco Francês e sabíamos que isso poderia ser uma barreira. Mas quando se é aventureiro e cara de pau rsrsrs pra tudo tem jeito. Comprei um dicionário de bolso muito bom com as principais frases em francês para viagens e confiei no google tradutor do celular. 
Aprendi algumas frases principais, li sobre os costumes e comportamentos dos franceses e busquei muita informação com pessoas que já haviam ido para lá.

Na europa, existem diversas empresas aéreas com vôos chamados de "Low Cost" (baixo custo) onde o passageiro não tem direito a lanches e só pode levar um volume de bagagem de até 20 kg, acima disso paga-se excesso e sai muito caro. Você pode viajar a Europa inteira com precinhos de R$ 42,00, por exemplo, ida e volta, se conseguir achar a promoção combinada ao dia certo desejado o que não foi nosso caso. Acabamos pagando caro pelo vôo de Paris mas não tivemos alternativa, tínhamos datas fechadas. 
Reservamos as passagens através do site eDreams. Ida de Porto para Paris aeroporto de Orly pela companhia aérea Transavia France e retorno de Paris do aeroporto Beauvais. Importante atentar para os aeroportos porque este ultimo fica há 1:15 hr de Paris e tivemos que pegar um BUS (ônibus) em Porte Maillot que faz o transporte mais barato até lá.

Paris é uma cidade caríssima para os padrões brasileiros e até mesmo Europeu, então prepare-se para comer muitos lanchinhos, baguetes e andar com garrafinhas de água na mochila quando encontrar uma de preço razoável.


Dicas importantes:

1. Faça um seguro de viagem, observe bem as coberturas e  imprima o contrato para levar na pasta com documentos;
2. Tire cópias dos passaportes e guarde separado dos originais;
3. BRASSERIE (Braserrí)- são restaurantes mais baratos onde vc pode pedir o Menu du jour ou Plat du jour (pratos do dia) ou escolher um Formule- entrada, prato principal e sobremesa com um preço fechado e opção de escolhas. (Mais interessante para quem domina o inglês ou francês);
4. Existem opções de fast food Francesas como o Paul ou então Mc Donalds e KFC, nos primeiros dias foram a salvação da Pátria. Escolhemos os lanches mais saudáveis como as saladas com frango e os Wraps com suco de laranja (du jus d'orange). Nestes lugares as atendentes se esforçam ao máximo para atender bem então o idioma não foi problema!
5. Não deixe de provar um macarron e um creme brullé !!!!!
6. Existem mini mercados onde vc pode comprar saladas prontas e pratos de massa com molhos diversos, sucos por um precinho mais em conta e até mesmo tomar um café da manhã no estilo self service (escolhe o sanduíche pronto, leva ao microondas para aquecer e usa a máquina para escolher o tipo de café).


HOSPEDAGEM: 

Se o seu problema não for grana, tudo ok, mas eu penso de outra forma: Só uso o hotel pra dormir e tomar banho então não gosto de pagar caro só para ter onde deixar as malas. 
Em Paris, isso é fundamental porque a hotelaria é uma das mais caras que já vi e não espere nada de muito luxuoso (mesmo pagando um pouco mais). Preferi escolher um lugar com boa localização, metro por perto, vários restaurantes, padarias e mercados e onde eu sabia de antemão, através de comentários, que o dono do hotel era uma pessoa muito especial que atendia com muita gentileza (coisa rara nos hoteis de lá segundo informações!). 
Realmente este foi todo o diferencial do hotel pois, fomos tão bem acolhidos por aquele senhor e seu filho que fiquei eternamente grata a eles! 
Ele não falava uma palavra em Português mas, o esforço que ele fazia para se comunicar conosco era de uma delicadeza que me emociona! Um dia fomos recebidos no café com um sonoro : Bom dia! Ele havia aprendido para nos receber em Português.
Muitas vezes não é o luxo que atrai e conquista e sim a cortesia e a amabilidade.

IDEAL HOTEL - 49 RUE DE TROIS BORNES  11 Th arr Bastille - Paris, 75011
fone: +33140214818
Os quartos são bem simples mesmo, não tem elevador, mas o metrô de Parmentier fica há 300 metros e de lá vc anda toda Paris, o bairro é bastante animado cheio de bares e restaurantes, fast foods e no café da manhã do hotel (pago por fora) vc saboreia o mais delicioso e levinho croissant que já comi !!!!! Valeu o custo benefício!
PATISSERIE PRÓXIMA AO HOTEL- Baguetes recheadas deliciosas
 Restaurante Vietnamita com comida muito boa e barata na esquina do Hotel- almoçamos lá uma vez.
 Entrada do Metro Parmentier com os fast foods ao fundo- Mc Donalds e KFC
Rede de Minimercados no bairro
 Comidinha para levar pro hotel comprada no Monop
PENNE AOS 4 QUEIJOS COM BROCOLIS

 E A SOBREMESA...HUUUUUMMMM

 Fast food Frances

DELICIAS FRANCESAS

CREME BRULEE
 MASSA PENNE E CORDEIRO COM LEGUMES
CREPE


O QUE VIMOS EM PARIS EM 4 DIAS


TORRE EIFFEL À NOITE

Vale a pena subir até o topo e tirar as fotos mais maravilhosas com a cidade aos seus pés!  Maravilhar-se com o acendimento das luzes e se estiver disposto a gastar uns euros a mais poderá jantar no restaurante no alto da torre.



 Passear no piso de vidro recentemente inaugurado e sentir um frio na espinha!
 Encantar-se com as estátuas de cera incrivelmente reais no segundo piso da torre.



CATEDRAL DE NOTRE DAME- 

Ao sairmos do Metro, andamos um pouco, atravessamos a ponte sobre o Sena e ao fundo nós  avistamos linda e majestosa, a Catedral de Notre Dame, deu vontade de sair correndo pra chegar logo diante daquele monumento gótico!

 Linda é pouco para descreve-la. Magnífica obra de arte! A fila para entrar era grande mas bem organizada e sempre em movimento e em poucos minutos já estávamos dentro dela...
 É de tirar o fôlego...indescritível!
A roseta de vitrais com uma iluminação linda


 Também acendi minha velinha na Notre Dame!

foto: Andréa Soares

Se desejar subir até o alto da torre, você deve sair e enfrentar uma fila na lateral. O frio estava moderado mas, do lado de fora, com o vento, a sensação térmica piorava um pouco, mas nada que fosse assim tão desesperador e era por uma excelente causa!
foto: Andréa Soares
As Escadarias 
foto: Andréa Soares
São apenas 386 degraus a subir, em fila indiana pois, por serem estreitos, passa apenas uma pessoa por vez, não pode nem parar muito tempo pra tomar folego porque a fila tem que andar rsrsrrsrsr, vá preparado com roupa confortável e tênis! 
foto: Andréa Soares
É uma verdadeira aventura mas que vale cada degrau !!!!
foto: Andréa Soares
A vista do alto é como ter Paris a seus pés !!!!
foto: Andréa Soares
Eu tinha que ver as Gárgulas de perto, não perderia isso por nada. 

As gárgulas, na arquitetura, são desaguadouros, ou seja, são a parte saliente das calhas de telhados que se destina a escoar águas pluviais a certa distância da parede e que, especialmente na Idade media, eram ornadas com figuras monstruosas, humanas ou animalescas, comumente presentes na arquitetura gótica-
 Fonte:( http://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%A1rgula)

foto: Andréa Soares

Acredita-se que as gárgulas eram colocadas nas Catedrais Medievais para indicar que o demônio nunca dormia, exigindo a vigilância contínua das pessoas, mesmo nos locais sagrados. fonte:(http://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%A1rgula)
foto: Andréa Soares
Para mim, isso foi mágico! A realização de um sonho
foto: Andréa Soares

foto: Andréa Soares

Um verdadeiro espetáculo!
foto: Andréa Soares

foto: Andréa Soares

BASILICA DE SACRE COEUR MONTMATRE -  Sagrado coração

Construída no século 19, esta belíssima obra de arquitetura Romano-bizantina se ergue acima do morro dos martírios (Montmatre). Comemos um crepe ao sair da Notre Dame e depois pegamos o metrô em busca da basilica de Sacre Coeur. Saímos nos arredores de lá, algumas ruas abaixo. Pedimos informação enrolando no francês e misturando um inglês chinfrim, mas enfim conseguimos.
Existem dois modos de subir até a basílica, uma escadaria enorme na lateral (quase uma penitência!) e a outra por Funicular, uma espécie de bondinho que só descobri muito depois!
Depois dos degraus da Notre Dame, vamos lá mais uma vez....em Paris vc não vai engordar jamais!!!!





Os anjos da paixão sob a cúpula


O mosaico do Cristo na Glória sob o altar é um dos maiores mosaicos do mundo!


A vista de Paris do alto de Montmatre.

MUSEU DO LOUVRE

Definitivamente deve-se tirar o dia todo só para ele. Fomos também de metro e saímos bem pertinho.
Entrada para o Louvre
As pirâmides de vidro guardam a entrada principal para visitações
Filas são comuns e a espera como sempre é compensada, nunca fui tão feliz por estar em uma fila rsrsrsrsr
A entrada até o saguão principal é gratuita, compramos os ingressos para o museu lá dentro nos guichês a 12 euros cada.


Pátios internos do Louvre
Quem assistiu ao filme O Código Da Vinci vai reconhecer este marcador! Sou muito fã desse filme!
Ao comprar os ingressos de acesso as galerias, o visitante opta por receber um mapa do local que indica onde achar as principais obras (tem em todas as línguas) ou alugar um equipamento de áudio onde um guia descreve as obras. 
No térreo (Rez-de-Chaussée) escolhe-se para onde seguir de acordo com as obras que quer ver: 
Passage Denon- (Pinturas Italianas,antiguidades Gregas, Etruscas e Romanas), Passage Richelieu- (esculturas Francesas, Mesopotâmia, Monarquia, sec. 19, renascimento, Idade media entre outros) Passage Sully (Egito Faraônico, Oriente).
O legal mesmo é se perder dentro do museu e caçar as principais obras como um mapa do tesouro. 
Fomos atrás da Monalisa e, depois de entrar e sair de várias salas, avistamos um aglomerado de pessoas. Você deve juntar-se a eles e aos poucos você vai sendo arrastado para frente até que, de repente, você está lá de cara pra ela! Prepare a câmera e seja rápido, senão perde a chance. 
Não é um dos maiores quadros, pelo contrário , é um dos menores e algumas pessoas dizem ter se decepcionado mas eu já sabia desse fato e pude me encantar com aquela belezinha!

O Louvre é tão lindo e cheio de obras por todos os lados que não sabemos para onde olhar primeiro. Há pinturas e afrescos belíssimos nos tetos e cúpulas.

Antiguidades Egípcias



QUARTO DE MARIA ANTONIETA




"Abaixo da antiga Rossline está o Graal....Pela arte dos grandes mestres velada jaz...Lâmina e cálice guardam-lhe o portal...sob estrelado céu descansa em paz..." (O código Da Vinci)

Cheguei a pensar que essa pirâmide invertida tivesse sido criada só para o filme de tanto que procurei! Quando de repente dei de cara com ela, fiquei maravilhada! Amei demais estar aí!!!!!
A venus de Milo- Linda obra
Essa obra além de belíssima é muito grande!
Bateu a fome e na hora do almoço fomos atras dos restaurantes dentro do Museu. Existem alguns e umas cafeterias. Fomos no mais fácil de sermos entendidos, self service. Precinho salgado para o prato mas, em conta para Paris. Pagamos uns 25 Euros por cada prato o que dava uns R$ 80,00. 
Uma salada, um filé de salmão grelhado com molho, uma porção exagerada de batatas fritas e um suco de laranja.

Todo mundo brinca com essas fotos!!!!!
Parte externa do Louvre

Em busca do Arco do Triunfo
Saímos a pé do Louvre, passeando numa tarde fria de outono pela Champs Elyseé. 
CHAMPS ELYSEES
O ARCO DO TRIUNFO- É possível subir até o alto e admirar toda a Champs Elyseé, mas minha cota de escadas já havia se esgotado por um bom tempo!



MUSEU PETIT PALAIS (Musée du Petit Palais) Endereço: Av. Winston-Churchill75008 ParisFrança (Champs-Élysées)
Esse museu nós conhecemos casualmente. Estava frio e queríamos um lugar quentinho, como estávamos no conjunto arquitetônico formado pelo Grand Palais, Petit Palais e a Ponte Alexandre III, vimos que havia uma exposição no Petit Palais: Baccarat- La Légende du cristal (Baccarat- A Lenda do Cristal). A entrada no museu é grátis mas, tivemos que comprar os ingressos para exposição.Dentro tem café/restaurante, jardins belíssimos e banheiros grandes e limpos. valeu a pena a visita!
Arquitetura belíssima

Hall de entrada encantador, tetos decorados com detalhes em gesso e pinturas belas, vitrais, mosaicos lindos em todo piso e obras de arte de encher os olhos...
Há uma livraria no interior

 
Um acervo de grandes obras de arte de pintores como Delacroix, Rodin entre outros que retratam Paris de 1900, além de obras renascentistas, antiguidades gregas e romanas, obras dos seculos XVII, XVIII, XIX

Retrato de Monsieur e Madame Mosselman e seus filhos- Alfred de Deux (1848)

A MULHER COM LUVAS- Charles Alexandre Giron (1883)

MADEMOISELLE DE LANCEY- Charles Durand (Sec. XIX)
Alice de Lancey - uma das grandes cortesãs de Paris na Belle Epoque retratada em óleo sobre tela.

Exercitei meu francês misturado com inglês para descobrir se o quadro A menina com brinco de pérola de Vermeer estava no Petit Palais e para minha decepção descubro que ele estava no Louvre.
 Terei de voltar em Paris por isso.

Dante Alighieri

Piso espetacular em mosaico reveste os corredores que circundam os jardins




LE JARDIN


Aproveitando para tomar um chocolate quente acompanhado de macarrons e apreciar a beleza do lugar


UMA EXPOSIÇÃO DE ENCANTAMENTO- A marca mais famosa de cristais Franceses é uma unanimidade entre monarcas, marajás, presidentes, chefes de estado e consumidores mais exigentes do mundo. Ao longo dos anos se tornou um símbolo de sofisticação.

Peças lindas e cada uma com sua história ...

Esta peça passou por Presidentes do Brasil
























Salão dos lustres- A pessoa entra e o ambiente é escuro, silencioso, com uma musica suave de fundo, tem lugares para sentar e ficar apenas admirando o jogo de luzes do lustres de cristal que acendem um a um mostrando todo o seu esplendor! magnífico !!!!!!


Em um dos passeios por Paris passamos por uma feira livre, um pouco diferente das que temos no Brasil, sem gritarias e poucas pessoas.



Em nosso último dia na cidade, resolvemos fazer um tour de 1 dia em um ônibus panorâmico. Fizemos no BIG BUS PARIS e custou 29 euros por pessoa, uns R$ 92,00, mas valeu a pena porque passamos por vários lugares que nem tínhamos visto. 
Sugiro que este passeio seja feito logo no primeiro dia, este foi um dos nossos arrependimentos, o outro foi ter esquecido o adaptador de tomadas em Porto e fiquei logo no segundo dia sem máquina fotográfica, apenas tirando foto por celular.


Paris não é para ser visitada apenas uma vez. Vale muitos e muitos retornos. Apesar de ter conseguido ir em todos os lugares da minha lista curta e planejada para 4 dias, faltou muita coisa pra conhecer. Já fiz minha listinha para as próximas viagens e pode servir par quem for passar mais tempo.
  • SAINT CHAPELLE
  • CENTRE GEORGES POMPIDOU
  • PALAIS ROYAL
  • PALACIO DE VERSALLES
  • GIVERNY- Jardins de Monett
  • EURO DISNEY
  • JARDIM DE LUXEMBURGO
  • IGREJA DE ST. SULPICE
  • MUSEÉ RODIN
  • ÓPERA DE PARIS
  • GALERIAS LAFAYETTE
  • MOULIN ROUGE
  • PASSEIO BATEAUX MOUCHE e muitos e muitos outros.....


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita! Deixe seu comentário!!!