sábado, 12 de janeiro de 2013

ISLA DE MARGARITA

MAIO DE 2007

Moro em Manaus/AM e daqui temos o privilégio de podermos ir de carro até Porto La Cruz e de lá à Ilha de Margarita. É uma viagem muito gostosa e com uma paisagem deslumbrante !!!!
Para fazer esta viagem, nesta época, era preciso ter passaporte para todos, hoje apenas o do motorista é necessário. Além disso: 
  • Documento do carro ( original e 3 cópias);
  • 02 cópias autenticadas da carteira de identidade do proprietário do veículo;
  • Nada consta do DETRAN ( original + 2 cópias autenticadas);
  • CNH do motorista (original + 3 cópias); 
  • Carteira de vacinação internacional (a amarelinha) de todos os passageiros,  constando lote completo e validade do frasco da vacina contra a febre amarela. A vacina deve ser administrada com no mínimo 10 dias de antecedência à data da viagem e está disponível em qualquer unidade de saúde;
  • A troca do cartão de vacinação nacional (branco) pela internacional (amarelinha) aqui em Manaus é realizada no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes em horário comercial.
  • Seguro Internacional do carro que é feito na fronteira, mas se o seu seguro já cubra não é necessário outro!
  • Muito bom levar também algumas barras do chocolate Garoto pois nas Alcabalas (Aduanas) os soldados Venezuelanos nos pedem muito pois, são fascinados pelo nosso chocolate!!!!

Saímos de Manaus bem cedinho às cinco da manhã e pegamos a BR 174 para dar tempo de tomar café em Presidente Figueiredo (118 Km de distância). Seguimos viagem e até chegarmos à reserva indígena Waimiri Atroari que na época tinha mais buracos que estrada, diminuindo muito a velocidade da viagem. Hoje dizem estar bem melhor. Daquele ponto à Boa Vista são 779 Km.
Em Manaus as pessoas costumam formar comboios pois, dizem ser mais seguro, mas resolvemos ir só nós 4 (eu, meu marido e dois dos meus tres filhotes) em um ecosport bem revisado e acompanhados por Deus foi tudo maravilhoso!


Próximo à divisa Amazonas/Roraima na cidade de Rorainópolis fica o Marco da Linha do Equador que vale a paradinha para um click!!!


A paisagem belíssima

Paramos na estrada de Caracaraí para almoçar e prosseguimos viagem chegando à Boa Vista por volta das 15:30 hs.       
Como já havíamos morado lá, resolvemos pernoitar e matar a saudade. Tava tudo igualzinho há 11 anos atrás...


A praça Airton Sena

As melhorias da Praça Airton Sena
 Novamente acordamos cedinho e botamos o pé na estrada rumo à Santa Helena de Uairén (221 Km).
Chegamos cedo demais à Fronteira Brasil/ Venezuela pois apenas 8:30 hs começava o atendimento, tivemos então que esperar. Após uma longa burocracia de apresentação dos inúmeros documentos (acho que agora deve ser mais rápido), partimos rumo à Santa Helena mas antes, colocamos um pouco de gasolina já mais barata que no Brasil mas não tanto como lá dentro, ...



Nós já conhecíamos Santa Helena mas tinha mudado um pouco após esses anos então fomos em busca do nosso desayuno (café da manhã) preferido numa Panaderia de lá. Encontramos o nosso cantinho e comemos um delicioso pan con jamón y queso con jugo de naranja (pão com presunto e queijo com suco de laranja)...
Costumávamos tomar café aqui em finais de semana quando morávamos em Boa Vista e fazíamos compras para casa...
 
Partimos de Santa Helena por volta das 10 horas e lá cambiamos alguns bolívares .. cuidado com os cambistas de rua pois adoram enganar os turistas!
Até Porto La Cruz são mais 1.100 Km deliciosos de estrada feito tapete!

Passamos por estas maravilhas na estrada mas só dá para molhar o pé pois a água é um gelo!

Casa típica de índios Venezuelanos
 

Próximo a este ponto conhecemos o "Salto Kamá" (uma belíssima queda d'água) e a "Queda de Jaspe" onde o chão próximo às cascatas é todinho feito de uma pedra vermelha chamada Jaspe...
foto de:   http://www.mochileiros.com/dicas-roteiro-completo-manaus-isla-margarita-caracas-morrocoy-trujillo-merida-com-fotos-t38639.html 

Salto Kamá



O roteiro de distâncias fica assim: De Santa Helena até A Pedra da Virgem (Nossa Senhora de Lourdes) são 102 Km , este trecho requer muito cuidado pois é de subida e atenção nas curvas que são muito sinuosas. 
Até A cidade de San Isidro - 134 Km, Tumeremo- 163 Km, El Calao - 32 Km , Guassipati- 15 Km, fizemos uma loucura demorando muito na estrada e acabamos pegando estrada à noite. Evite dirigir à noite!!!! É um perigo muito grande devido às curvas muito próximas e à estrada totalmente sinuosa mas depois de horas de muita tensão e orações enfim chegamos à UPATA-101Km. Lá nos hospedamos no HOTEL ANDRÉA ( Meu hotel rsrsrs), é bonzinho e tem um restaurante embaixo onde jantamos. O ponto negativo é que o ar condicionado é central e sofremos de manhã com o frio!!! Ninguém achou o botão que diminuía ou desligava aquele gelo !!! kkkkkk
De manhã após o café em um lanchinho ao lado do hotel pegamos novamente estrada...

Achei este aviso no lanche muito engraçado !!!!

 Lateral do Hotel Andréa

 A próxima cidade é San Félix- 55Km, Peurto Ordaz (Ponte de ferro sobre o Rio Orinoco)-13 Km, Ciudad Bolivar-74 Km, 4 pedágios depois chega El Tigre -165Km, aqui muita atenção pois mesmo seguindo um mapa nos perdemos atravessando a cidade e depois de muito Portunhol achamos a saída, o transito também é bem conturbado e ninguém respeita nada. Para o quinto pedágio- 86Km e finalmente Puerto La Cruz-50 Km. Paramos na estrada antes de chegar a Puerto La Cruz para provar umas delicinhas:
                                              
                                                    CACHAPA COM QUESO NA TELITA...
                                         FOTO DE http://comidatipicadevenezuela.blogspot.com.br/

Chegamos por volta das 16 horas e fomos em busca de hotel. Hoje em dia não viajo sem reservar um, mas na época nem pensamos nisso ainda mais porque era maio e a Venezuela era só nossa (baixíssima temporada), quase não vimos brasileiros. Após um banho revigorante no hotel fomos explorar a cidade!!!


Paseo Colón

Comidinha de rua - adoro experimentar!!!!

Isso é tipo um churrasco grego só que muito maior!!!!!!

Após uma ótima noite de sono aproveitamos para desfrutar mais um pouquinho da belíssima Puerto La Cruz!

Tomamos um maravilhoso café da manhã ao estilo Americano na Wendys
Pão com omelete e queijo, cappuccino, panquecas com mel...delicias!!!!


Seguimos para pegar o Conferry (também chamado de Ferryboat) que realiza a travessia para a Ilha de Margarita. É uma balsa grande e confortável dotada de lojas e lanchonetes. Entramos nela com o carro que fica estacionado num porão grande. A duração da viagem é de 2 horas.

 Dentro do Conferry é bem agradável e tem lanchonetes e cafés. 

Tomamos um delicioso Moccaccino - apaixonei!!!!
foto de: http://poraipontocom.blogspot.com.br/2011_08_01_archive.html

Entrando no Conferry
                       
Finalmente chegamos à Ilha de Margarita!!!!!! 
Nos hospedamos no Hotel Maria Luisa- Av. Raul Leoni, setor Bella Vista em Porlamar. De frente para praia Bella Vista. O local é muito aconchegante e hospitaleiro e possui quartos amplos. Existem muitos outros hotéis na ilha e em outras praias mas Porlamar é bem central e perto das compras!!!!!


 Em todos os estabelecimentos comerciais, bancos, shoppings em qualquer lugar sempre há um cantinho com uma Nossa Senhora. Esta ficava no Hotel, Muito linda a religiosidade do povo!

 Janelinhas de decoração

 Piscina sempre limpa!


Praia Bella Vista

Vale a pena conhecer o Parque El Água em Porlamar que é um parque aquático onde o visitante paga o passaporte de entrada e passa o dia todo.
 Não gosto muito de piscinas mas meu filho na época com 5 anos adorou os toboáguas, corredeiras com boias e o balde gigante que joga água nos banhistas! 
O almoço foi maravilhoso: comemos uma Paella ao estilo Caribenho, além de degustar um cebite de mariscos (nunca mais comi nada igual)!!!
foto de : http://www.infinitoproducciones.com/excursiones/parque-el-agua.html


foto de :http://www.flickriver.com/photos/jopimalg/3941309116/

Castelo de Pampatar

À noite para comemorar o Dia das Mães, fomos nos divertir no Parque Diverland- até hoje não creio que andei nesta montanha russa!!! rsrsrs
Esta roda é realmente gigante!!!!


Este restaurante é um dos preferidos dos brasileiros pois além de outros pratos, serve também comidinha caseira que agrada todo mundo! 

Como não saio de casa pra o comer feijão com arroz de todo dia, me deliciei com uma Casuela de Mariscos!!!!

Outro passeio bem legal de fazer na ilha é conhecer de barco a Restinga!

Segundo o site http://www.venezuelatuya.com/margarita/larestingapor.htm? Poderíamos dizer que Margarita é formada por duas ilhas unidas pela Restinga, um precioso Parque Nacional situado a 10 minutos do terminal de Ferry de Punta Piedras, a 15 minutos do aeroporto e meia hora de Porlamar.

As raízes das árvores no mangue







Após o passeio temos algumas horas para conhecer a praia da Restinga.
 De águas bem tranquilas e quase deserta devido a baixa temporada. 
  A areia é composta de pequenos corais e conchas do mar
 Possui infraestrutura com bares e venda de artesanato local.

 Comprei uma pulseira de pérolas verdadeiras esverdeadas porém de baixo valor devido à pequenas imperfeições. Para mim pérolas são pérolas...hehehe

Depois que voltamos do passeio pegamos o carro para explorar aquela parte da ilha e nos deparamos com o Museu Marinho de Margarita !!!
Vimos uma variedade enorme da vida marinha existente na ilha

Olha ela aí de novo! Dentro do museu marinho!!! Linda...

Essa é uma visita que não se pode perder, principalmente se você está com crianças, elas ficam encantadas!!!
Esta belíssima pracinha fica bem na beira do mar, fizemos esta foto do restaurante onde almoçamos! Peixe é claro! Uma dica de peixe saboroso de lá é o Pargo!

Um click nas belezas naturais!




Um píer para contemplar a natureza!

 Praia El Yaque- point do windsurf, perfeita para as crianças!



Abastecer aqui é fora de série principalmente quando você lembra o quanto paga em seu país, cada vez que tem que ir a um posto de gasolina! Combustível quase de graça!

Passeio no Shopping Sambil

 Claro que compramos uma camiseta do Hard Rock Margarita!Tem um dentro do Sambil...


Bem pessoal, esta foi uma viagem de sonhos, infelizmente uma grande parte das fotos que tiramos foram perdidas porque arquivamos em um CD e o mesmo arranhou! (nunca mais faço isso). Pretendo ainda voltar a fazer este trajeto pois todos nós morremos de saudade desta ilha e das aventuras que passamos. Até a próxima!!!!










3 comentários:

  1. aiiii que vontade de viajar pra margaritaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  2. Olá,gostaria de saber seu email para conversar e pegar umas digas sobre a viagem....muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Vivi meu e-mail é apsnurse@hotmail.com

    ResponderExcluir

Obrigada por sua visita! Deixe seu comentário!!!