sábado, 9 de fevereiro de 2013

CURITIBA/ JOINVILE

JANEIRO/13

Morei em Curitiba quando tinha apenas 4 anos e deste tempo tenho vagas lembranças.
Voltei lá em 1987, aos 19 anos junto com meu pai e irmãos.
Nesta nova visita, não sabia o que esperar. As mudanças me surpreenderam e ela de linda, passou a deslumbrante! Curitiba é uma cidade modelo e valeu a pena conferir isto de pertinho!!!!!!!
vamos embarcar???

Aeroporto Afonso Pena
 Saímos de Manaus no vôo das 03:10 da madrugada e depois de uma longa viagem, com direito a uma conexão em Brasília, chegamos em Curitiba às 10:40 hs.
Resolvemos alugar um carro no Aeroporto e depois de pesquisar preços e vantagens mais uma vez ficamos com a Unidas Rent a Car.
Dica: ao alugar um carro, escolha sempre a opção com seguro total, tendo cuidado de verificar se a franquia será barata! No nosso caso alugamos um ford fiesta novinho (a Unidas sempre tem ótimas opções) com seguro total e franquia de 300,00.



Curitiba é uma das cidades mais bem sinalizadas que já vi  mas, apesar disso, ainda nos perdemos muito no caminho, o que faz a viagem ser bem mais divertida e você acabar descobrindo lugares que, de outra forma, jamais descobriria !


Av. das Torres

Previamente fizemos reservas no Hotel Ibis. Escolho este sempre que fico em dúvidas sobre a hotelaria do lugar pois, conheço bem o Ibis, o que ele pode oferecer e os preços praticados. Tem um bom custo benefício e está sempre bem localizado, ótimo pra quem está de carro pois, tem sempre placas do hotel indicando...As pesquisas que tinha feito da hotelaria me deixaram um pouco apreensiva devido aos comentários nos sites...
Depois de um merecido descanço, saímos para conhecer a cidade e procurar um lugar para comer... 

Casa do Zé - serve rodizio de espetinhos salgados e doces. O precinho um pouco salgado: 49,00 por pessoa e não refrescam para crianças então, não ficamos ! Mas dizem que vale a pena....
 Lindinho este banco !

 Voltamos para Av. das Torres pois lá, vimos várias opções de churrascarias e restaurantes, como o Lonatto !!!
 Lugarzinho fantástico que serve rodizio de massas e carnes variadas por este precinho aí embaixo !!! E ainda tem um buffet de frios, saladas variadas e outros petiscos deliciosos. Comemos carne de javali com molho de amoras e de carneiro com molho de hortelã dentre muitas outras.... Aos finais de semana e feriados o preço fica R$ 34,90 por pessoa e criança até 10 anos paga meia. Tudo delicioso!!!!!

 Buffet de gostosuras no Lonatto..

SANTA FELICIDADE

Um bairro muito lindo de Curitiba é Santa Felicidade- cheio de restaurantes Italianos, casas de vinho e parques belíssimos ! Visita imperdível !!!

Em Santa Felicidade, ao entrarmos no bairro, passando pelo pórtico, encontramos o Emporio Durigan -  Além da variedade enorme de produtos, tem degustação de vinhos e sucos de uva maravilhosos, além de queijos, salames e outras gostosuras caseiras...

O Chafariz, na entrada do empório, simbolizando as famílias Italianas pisando as uvas para fazer o vinho...as estátuas são de bronze !





 A rua dos restaurantes tem calçamento todo em paralelepípedo...
 Comidinha caseira bem gostosa e com opção de comer por peso ou buffet livre, precinho bem agradável (baratinho !!!!), pouca variedade porém, massas fantásticas...
 Pra quem não se preocupa com o bolso esta é uma ótima opção, preço $$$$ por pessoa !!!!

ÓPERA DE ARAME

Outro lugar incrível de Curitiba é a Ópera de Arame. Um teatro para apresentações diversas todo feito de aço tubular e estrutura aramada...
 Lugar lindo, tranquilo para passeios, sem nenhuma apresentação no momento resta-nos contemplar a natureza do lugar ou tomar um café em uma cafeteria que tem por lá ! Rende boas fotos e muita serenidade....vale passar por lá !
 A Ponte de arame causa frio na barriga mas, colocaram um piso na metade dela para os saltos de sapato das mulheres....










Imagino como seria uma apresentação aqui, pena que não vimos nenhuma !
 Muito bom ver uma cidade cuidada com carinho !

 As ruas arborizadas e tranquilas e notem também a limpeza !!!!
 As vias e ruas não são tão largas porém, o fluxo dos veículos é constante e quase não tem engarrafamentos sabe porquê ? A educação é a chave! As pessoas não estacionam os carros em qualquer lugar, existem estacionamentos como o ESTAR que funciona muito bem ! Um exemplo a ser seguido....
 Tem camelô também mas, sem nenhuma sujeira e com muita organização....
 Este é o Passeio Público Municipal, não entramos mas ao passar por lá vemos que deve ser muito lindo ! Fica pra próxima !

JARDIM BOTÂNICO

 Inspirado nos jardins Franceses foi inaugurado em 1991, possui uma estufa em estrutura metálica lindíssima e cheia de espécie de plantas nativas...
Lindo lugar para passeios, piqueniques, levar as crianças para correr ou apenas papear com amigos...
Uma imensidão de verde...
 O lago artificial também é uma atração !
 Os jardins sempre bem cuidados e podados com carinho...
 Os Quero-queros também são atração do local...


 O lindo chafariz representando a figura materna...





A parceria das empresas conta muito para manutenção do lugar! Uma boa ideia...


Muito fofinha essa casa de bolinhas rsrsrs...
 A arquitetura diferenciada dos cantinhos de Curitiba é um encanto !!!

SHOPPING ESTAÇÃO

 Shopping Estação - lindo, bem cuidado, com uma praça de alimentação gigante e variada e um excelente atendimento....
 O carinho pela cidade encontramos em cada cantinho!
 Esculturas de jardins


 A velha estação que se transformou...
 O Museu Ferroviário fica anexo ao Shopping...

Vista das ruas de Curitiba do 15 andar do Hotel


PARQUE TANGUÁ

Inaugurado em 1996, o Parque Tanguá surpreende pela sua beleza. Envolve uma área de 235 mil m², lugar de um antigo complexo de pedreiras desativadas.
O Parque Tanguá preserva áreas verdes próximas à nascente do Rio Barigüi. Possui dois lagos e um túnel artificial.
 O conjunto do parque inclui, também, um mirante, ciclovia, pista de Cooper e lanchonete.
(http://www.curitiba-parana.net/parques/tangua.htm)
 Está aberto diariamente de 10:30 às 18:30 hs. 
 A antiga pedreira foi desativada e transformada neste lindo complexo ecoturístico...


 O privilégio de morar com direito a uma vista magnifica!


 A antiga caixa-d'água um dia foi usada nas pedreiras
 Explorando o parque com uma boa ajudinha do mapa!

 Rumo ao túnel que liga os dois paredões....
 Fantástica a sensação de adentrar no meio das rochas...

 A luz no fim do túnel....


 Uma linda queda d'água artificial completa a paisagem...


 Aqui tem espaço para almoço ao ar livre ou piqueniques, possui churrasqueiras.
 Esta é a entrada do parque - Como estávamos de carro descemos até o estacionamento e de lá seguimos para conhecer a parte baixa e só então subimos...
 Como em todos os parque da cidade, os jardins bem cuidados mostram o zelo com a cidade e o carinho pelos visitantes....
 Desta piscina surge a queda d'água vista no paredão...


 Visão geral do parque






 Uma paisagem deslumbrante...


 Tentei esta panorâmica do parque....

RUA 24 HORAS

Inaugurada em 1991, foi reaberta em novembro de 2011 e voltou a ser atração pra quem quer boa comida, lazer, leitura e presentes, no centro da cidade. Trata-se de uma rua coberta que funciona até as 22 horas. É quase como um mini-shopping...Abriga também o espaço cultural Curitiba e uma central de atendimento ao turista.
 Possui lanchonetes, sorveterias, uma chocolateria, livrarias, lojinhas de presentes, barzinho, entre outros....




 RUA DAS FLORES

Famosa pelas floriculturas localizadas em sua extensão está muito diferente do que eu lembrava. Adorei a agencia da caixa econômica ter mudado sua logomarca pra combinar com a rua !
 Praças lindas e arborizadas no centro de Curitiba !!!



ESTRADA DA GRACIOSA

Estrada da Graciosa, como é conhecida a Rodovia PR-410, é uma estrada pertencente ao governo do Paraná que utiliza a antiga rota dos tropeiros em direção ao litoral do Estado, interligando o município de Quatro Barras (Região Metropolitana de Curitiba) às cidades de Antonina e Morretes.
A estrada atravessa o trecho mais preservado de Mata Atlântica do Brasil, marcado pela mata tropical e pelos belos riachos que nascem na Serra do Mar. Por isso, em 1993, parte do trecho da Serra foi declarada pela UNESCO como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Na região, existem dois importantes parques estaduais: o Parque Estadual da Graciosa e o Parque Estadual Roberto Ribas Lange. (fonte: wikipedia).
São 33 quilômetros calçados em paralelepípedos e repleto de curvas sinuosas evolvidas por encostas floridas, picos, montanhas e cachoeiras. Para melhor apreciar o cenário encantador, há mirantes estratégicos. A estrada foi inaugurada em 1873 e requer baixa velocidade por dois motivos: curtir o visual e evitar acidentes - há muitas curvas, o calçamento não é dos mais confiáveis e a visibilidade costuma ser prejudicada por conta dos nevoeiros. Vá somente em dias de sol. (http://www.feriasbrasil.com.br/pr/curitiba/viajarnaestradadagraciosa.cfm)

Portal da Estrada da Graciosa










Tem vários quiosques ao longo da estrada onde podemos parar para saborear um caldo de cana e pastel, ou ainda milho cozido....



















esta foto de : http://formulatri.wordpress.com/2012/07/04/serra-da-graciosa/

 Rumo à Morretes às margens do Rio Ipiranga






MORRETES





 Paradinha pra um sorvete!

Gracinha de lugar !!!








Existe uma linha de Trem que faz um passeio lindo de Curitiba à Morretes mas o preço não é nada animador! Este também ficará pra próxima !!!








PRAIA DE MATINHOS

Essa era a praia preferida da minha família na infância mas, hoje em dia tem pouca estrutura turística  nem barracas tinham para alugar....uma das minhas lembranças de infância era a cor dessa areia, meio cinza e molhada !

PRAIA DE CAIOBÁ

Apesar de cara, Caiobá tem infraestrutura turística com vários restaurantes no entorno, pousadas, hotéis e casas de veraneio, barracas e cadeiras de aluguel na praia (Bem mais caro que no Rio !!! Aff!), a água para minha surpresa não era fria e eu definitivamente, não gosto de praia !!!! Esse negócio de água salgada com areia e sol a pino é uma combinação que não consigo aguentar por muito tempo. 
Os chuveiros públicos são poucos e com um filete de água que mais parecia uma garoa fina!
 A comida escolhida no restaurante foi uma moqueca de camarão e a quantidade servida não agradou muito...

Praia Mansa- Balneário de Caiobá


JOINVILE/ SC

A 130 Km de Curitiba, aproximadamente 1,5 hora de viagem, fica o município Catarinense de Joinvile. Pegamos a BR-376 em um maravilhoso dia de chuva fina, friozinho gostoso e neblina na serra, tudo de bom! A estrada tem pedágio e por este motivo é muito bem conservada. O precinho? Só R$ 1,50...
 Viagem deliciosa com esse climinha bom de serra...






 Na entrada de Joinvile os pórticos...



 A cidade é bem tranquila e organizada com boa sinalização...sentimos falta de restaurantes e seguimos para o shopping Muller para almoçar...
 
 Um lindo hotel com arquitetura Enxaimel, muito típica da Alemanha...

 Existe um mirante e um parque na cidade mas ambos estavam em reforma e não pudemos visitar...
 As lojas Havan e sua estátua da liberdade....


 O trevo de saída da cidade
 Almocinho top com direito à belíssima Paella no shopping Muller

 Adoro este sorvete Italiano - pena que não temos em Manaus !
 Meus meninos aproveitando pra brincar um pouquinho...
No shopping vi o anuncio de um ponto turistico imperdível próximo à Joinvile - A Estrada Bonita. Resolvemos então conhecer. Acionei o GPS do celular e com mais algumas dicas de moradores fomos lá conhecer.....
 Trata-se de uma estrada linda, quase um complexo turístico com pousadas, restaurantes e vários sítios particulares para visitação....
Localização: Estrada Bonita, Km.2,5 - (Br-101 - Km.20), Rio Bonito, Joinville - SC 


 Aqui você encontra propriedades rurais que oferecem produtos artesanais e café colonial (com pães, cucas, biscoitos, geléias e queijos), além de restaurantes, onde você pode saborear a culinária típica de influência alemã. Para queimar calorias, venha passear pela estrada, pescar num dos pesque-pagues ou conhecer a rotina das atividades rurais. E, para recuperar as energias, descanse em pousadas rústicas ou num dos aconchegantes chalés da região. 
(http://www.vidabuena.com.br/turismo/1012-conheca-a-estrada-bonita-em-joinville-sc.html)









 Corredeiras no Rio Bonito














 Café colonial no Recanto Gehrmann - tudo de bom em um finalzinho de tarde...

 Tanques de peixes
Tortas salgadas e doces, salames coloniais, morcelas caseiras, compotas, bolos variados, tudo muito gostoso por apenas R$ 20,00 por pessoa, criança paga R$ 10,00.
 



 Neste lugar, além de doces e compotas tem biscoitos artesanais e artesanato regional além de um museu rural e uma mini fazenda para o deleite das crianças que pouco tem acesso ao contato direto com os animais...

 Relembrando o passado...

 Museu rural




 Os animais da fazenda !







PARQUE TINGUI - MEMORIAL UCRANIANO












AS PÊSSANKAS





















Bom gente, esta é a Minha Curitiba. Ainda faltou conhecer muita coisa mas, como sempre dizemos, temos que deixar sempre algo pra nos fazer voltar. Visite Curitiba e leve sempre um pouco de cada lugar com você !!!
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua visita! Deixe seu comentário!!!